Há exatos 5 anos, Lady Gaga lançava oficialmente o videoclipe de "The Edge Of Glory", terceiro single de seu terceiro álbum de estúdio, "Born This Way". A canção foi escrita e produzida por Gaga e co- escrita por Fernando Garibey e Paul Blair. Inicialmente, foi distribuída junto com "Hair", para que fossem singles promocionais, porem, devido a seu alto embarque de unidades digitais, e ser adicionada as maiores rádios dos EUA, a Interscope juntamente com Gaga resolveram que "TEOG" seria o próximo single.
Em relação a crítica, a música recebeu diversos elogios e foi considerada o "momento destacável" de "Born This Way", além de Gaga ter sido bastante elogiada pelo seu poder vocal, que foi descrito como "cheio de alma". Mais em países asiáticos como a Malásia e na República Popular da China, mesmo lugar que o álbum tinha sido banido, fez com que a música tivesse recebido um certo escárnio e na Malásia, a música foi totalmente banida.
Após o seu lançamento como single, conseguiu tornar-se num êxito internacional, tendo alcançado as dez melhores posições em vários mercados musicais, incluindo a Austrália, a Bélgica, o Canadá, a Espanha, a Nova Zelândia e o Reino Unido. Nos Estados Unidos, estreou no terceiro lugar da Billboard Hot 100, tornando-se no décimo single de estreia da artista a posicionar-se nos dez melhores postos da tabela musical, um feito conquistado apenas por Mariah Carey em 1993. Além disso, tornou-se na décima canção da intérprete a alcançar o topo da Hot Dance Club Songs, o que rendeu à artista o intervalo de tempo mais curto a conseguir tal feito, ultrapassando o recorde estabelecido por Rihanna em 2009.
O vídeo musical foi filmado no final de Maio, no Universal Studios,em Los Angeles e teve sua direção composta apenas por Gaga e pela Haus. Inicialmente, a direção de arte teria ficado nas mãos de Joseph Kahn, porém devido ter tido diversas brigas com Lady Gaga, divergências criativas entre ambos, Joseph acabou sendo afastado do projeto e Gaga assumiu seu lugar. As filmagens para o clipe de "The Edge of Glory" foram realizadas durante os dias 28 e 29 de Maio de 2011 num cenário semelhante ao Arenito Browstone das imediações da Cidade de Nova Iorque, localizada na parte de trás do Metropolitan Sets, e numa escada de incêndio de um apartamento situado atrás de um posto de gasolina na Courthouse Square dentro de um lote do Universal Studios em Hollywood na cidade de Los Angeles, Califórnia. Apenas as cenas que haviam sido gravadas no segundo dia de filmagens sob a direcção de Kahn, que apresentam Gaga sentada nos degraus da entrada de um edifício com Clemon's, foram usadas no vídeo,que estreou na noite de 16 de Junho durante a transmissão de um episódio do So You Think You Can Dance, tendo sido publicado no portal Vevo da cantora no dia seguinte. Gaga disse que achou perfeito que o clipe tivesse apenas ela e Clarence Clemon's, que tocava saxofone na banda de seu ídolo, Bruce Sprinsgteen. Infelizmente, Clemon's sofreu um derrame cerebral(AVC) na tarde do dia 12 de Junho e morreu quatro dias depois em um hospital West Palm Beach, Flórida por complicações do derrame. Um ano depois de sua morte, em um dos concertos da "Born This Way Ball Tour", Gaga revelou que no dia que Clarence sofreu o derrame, foi o dia que ele tinha vista o vídeo finalizado. Um elemento notável no vídeo é a total ausência de dançarinos, coreografia elaborada e um enredo simbólico: componentes que haviam estado presentes predominantemente nos vídeos anteriores da artista.
O cenário inteiro é banhado por luzes vermelhas e violetas vindouras das janelas dos edifícios e ruelas à medida que uma fumaça levanta vindo dos drenos de escoamento. Quando o primeiro verso começa, Gaga emerge da janela de um apartamento em direcção à escada de incêndio. Uma longa tomada se segue, na qual a artista caminha lenta e compassadamente ao longo do distrito iluminado de vermelho enquanto canta "I got a reason that you're who should take me home tonight", e um punhado de cabelo preto cai nos seus olhos. Gaga não afasta o cabelo, e a imagem começa a mostrar apenas o seu lado de trás, dando sinal ao telespectador para acompanhá-la. Em sua essência, o vídeo consiste em sequências intercaladas de Gaga a dançar e cantar na rua, na escada de incêndio e nos degraus da entrada do edifício do apartamento, onde Clemon's é visto sentado. Quase no fim, após Clemon's tocar o seu saxofone, a artista inclina-se em frente dos degraus do prédio e beija o passeio. O vídeo encerra com um close-up da cara de Gaga, antes de ela voltar a entrar no apartamento fumegante através da janela.
Lady Gaga X Joseph Kahn
Chancler Haynes, o editor de arte da equipa de Kahn, enviou ao "Le Grand Journal" três imagens dos cenários construídos para o vídeo e confirmou que a apresentação ao vivo da música com temática de sereias feita pela intérprete dia antes no Paul O'Grady Live era na verdade o real tema do vídeo, e incluía cenários que haviam sido construídos para uma cena de hospital, a Ponte de Brooklyn, e uma cena para uma sereia enorme subaquática. Todavia, no último minuto antes de começarem as gravações, Gaga havia mudado a sua opinião a respeito de todo conceito e apresentou as suas novas ideias a Kahn, o que provocou a desavença pois eles não conseguiam atingir um consenso quando ela começou a implementar as suas mudanças, o que consequentemente fez com que o conceito desenvolvido pelo diretor caísse por terra e a sua parceira fosse cancelada — de acordo com o tweet que Lawrence Gibson, integrante da Haus havia publicado em sua página do Twitter. Kahn se manifestou em seu Twitter dizendo: "Uma tela, um pincel. Respeitem a arte. Regra muito simples comigo" e Gaga rebateu em uma entrevista dizendo: "Eu queria criar o meu próprio cenário para o vídeo. Eu quis criar algo que fosse um verdadeiro indicativo de como eu me sinto a respeito da minha vida neste momento, que é após ter saído [do armário] há dois ou três anos. Eu costumava sonhar quando tinha doze ou treze anos de idade que algum dia eu poderia vestir Gianni Versace. Eu olhava para os poster's nas paredes de todas as lendas [musicais] que eu vangloriava e que eu poderia algum dia causar um impacto no Universo da mesma maneira que eles causaram. E eu tive uma escada de incêndio e eu ia dançar. Eu iria tocar David Bowie, The Beatles e The Rolling Stones, Madonna, etc. Então eu tive este todo vídeo elaborado para 'The Edge of Glory', mas assim que saí da escada de incêndio e dancei naquela roupa, apercebi-me que estava na hora de eu arranjar um momento para manifestar apreço a mim mesma, como uma pessoa de 25 anos de idade que tem estado a trabalhar tão duro do fundo do meu coração. Qual é a sensação de estar na beira da sua glória?
Curiosidades:
- Yüyi, alter-ego em forma de sereia da Lady Gaga presente no vídeo de "Yoü And I", teria sua primeira aparição no vídeo de "The Edge Of Glory".
- A roupa de anéis de Gaga foi desenhada por Gianni Versace.