ESPECIAL - 6 ANOS DE ALEJANDRO

Por: Jeferson Frascaroli

08/06/2016






"Alejandro" é o terceiro e último single do álbum "The Fame Monster", da cantora Lady Gaga. Foi escrita por Lady Gaga e Co-Escrita e produzida por RedOne. Musicalmente, é uma canção Synthpop com influências Europop e claramente influenciada pelas bandas ABBA e Ace Of Base. A influências de Ace of Base são proeminentes nas batidas da música, no canto e na melodia, e por fim, no sotaque não-Inglês de Gaga enquanto canta a música. As palavras são enroladas em sua boca, enquanto consiste de uma melodia levantante. A letra da música deixa claro a expressão de medo que Gaga possui do "Monstro do Sexo" e promove a música como a despedida para seus amantes.


O vídeo musical foi dirigido pelo fotógrafo de moda Steven Klein, que já havia trabalhado com Madonna e futuramente iria dirigir o pequeno filme de "Fame", primeiro perfume de Gaga em 2012.

No vídeo Gaga não só demonstra medo do "Monstro do Sexo" como também aproveita para abordar seu amor pelos gays, pela inveja que sente da forma como eles lutam para ficarem juntos e usa "militares gays" no vídeo como um comentário ao "Don't Ask, Don't Tell"(Não pergunte, Não conte), que era um termo antigo usado na política de restrição do exército americano, onde qualquer membro ou candidato a entrar para a força militar que fosse Homossexual ou Bissexual, era proibido de falar sobre sua sexualidade ou sobre seus relacionamentos fosse apenas sexual, namoro ou casamento.
Por isso Gaga usa seus dançarinos com roupas de militares, para mostrar a força da comunidade Gay, mais também como um pequeno protesto a essa prática de restrição.

Uma parte do vídeo é dedicada ao musical da Broadway, CabaretO vídeo começa com um número de cadetes do exército sentados em sofás de couro e mesas de vidro, onde eles estão aparentemente dormindo, exceto um. Então, você vê soldados marchando e fazendo movimentos de ataque, cinco deles têm alguns artefatos de ferro, que parecem ser instrumentos de tortura. Abaixo aparece Lady Gaga, com um extravagante casco preto com dois binóculos e sentada em uma cadeira em cima do que parece ser um edifício medieval, onde ela olha para fora de uma janela e repara que está nevando lá fora. Então, você vê uma procissão onde alguns cadetes estão carregando um caixão, enquanto Gaga vai em frente com um véu preto estranho, e em suas mãos ela carrega uma almofada que representa um coração congelado com unhas embutidas. Nesta cena você vai notar que as unhas formam a letra "A". Neste momento, a música começa a tocar e mostra um homem usando um capacete com pontos e uma pistola de ouro, que na verdade é "Evandro Soldati.", o "Alejandro" da história. Em seguida, ele vê um grupo de soldados que começam a dançar a música, vestindo botas pretas e roupas íntimas, com um corte de cabelo do estilo fungo, como usado pelos homens do exército na Segunda Guerra Mundial. Gaga é então vista como a personagem Sally Bowles de Cabaret, dançando e simulando atos sexuais com três homens em um palco com duas camas individuais cercado por luzes, todos vestindo apenas roupas íntimas, alternando entre Gaga deitada em uma cama maior vestida de freira com roupa de látex de cor vermelha. Ela aparece vestida com uma túnica branca com capuz, uma reminiscência da Joana d'Arc, com seus dançarinos, alternando entre ela como freira engolindo um rosário. Depois disso, Gaga e seus dançarinos são mostrados em uma sequência a preto-e-branco em seus uniformes realizando um tributo dedicado ao falecido coreógrafo Bob Fosse, que ganhou um Oscar pela direção da versão cinematográfica de Cabaret. Gaga é vista em um bob loiro e um equipamento semelhante a um dos trajes usados nas apresentações ao vivo de Liza Minnelli. Os vídeo muda para uma cena dela usando um sutiã equipado com uma arma AR-15 e seus dançarinos realizando uma outra rotina de dança. Ela é, então, mostrada na discoteca vazia, com cenas de guerra sendo mostradas em flashes, e o soldado solitário aparece novamente. Voltando à cena da Joana d'Arc, ela luta com seus dançarinos e tira a sua roupa. O vídeo termina com ela vestida de freira, com o filme afastando-se da sua face. Klein explicou que o vídeo era "sobre o desejo de uma mulher para ressuscitar um amor morto e que não pode enfrentar a brutalidade da sua situação atual. A dor de viver sem o seu verdadeiro amor.








O que talvez alguns Monsters não saibam é que Evandro, o Alejandro do clipe, é brasileiro. Eu particularmente sou muito orgulhoso desse clipe porque o Evandro é da minha cidade. Ele nasceu em Ubá, Minas Gerais e se mudou para Nova York ainda adolescente onde foi trabalhar como modelo. Sua família ainda mora aqui em Ubá e são uns amores, principalmente seu pai que é um homem super do bem e super educado. Evandro mostrando nosso poder mineiro hehehehe....



                            (Evandro Soldati, Mineiro nascido em Ubá e que hoje ganha as passarelas do                                                mundo.)

POLÊMICAS 


Como já se era de se esperar, o clipe teve suas críticas positivas mais também negativas. E não foi só da Igreja Católica não. A famosa crítica Monica Herreira disse que o clipe era um híbrido de "Like A Prayer" de Madonna e "Rhythm Nation" da Janet Jackson. Ela explica que a controvérsia do clipe seria a mesma que a do vídeo de Madonna, que também usou vestimentas religiosas e que o clipe ainda tinha uma pegada de "Vogue", outro clipe de Madonna. Já James Montgomery, da MTV, disse que Gaga criou um mundo, embora opressivo, parecia ser ótimo e disse que aquele momento era onde Gaga chegava ao auge e nem ela poderia se superar do vídeo maravilhoso. Lyndsey Parker do Yahoo! Music, disse que "desta vez, parece haver uma mensagem por trás da loucura de Gaga. As pessoas vão ouvir o que ela tem a dizer? De qualquer forma, este é outro vídeo de Lady Gaga que será impossível de ignorar." De acordo com Daniel Kreps da revista Rolling Stone, "o vídeo mostra todos com uma roupa deavant-garde, a dança criativa e os terremotos de imagem que fazem os olhos ficarem esbugalhados". Kreps disse também que "ao contrário de outros projetos feitos a techncolor por Gaga agora, 'Alejandro' ocorre em uma atmosfera cinza silenciada, como o vídeo feito por David Finchner chamado 'Vogue' de Madonna porque dá a sensação de um vídeo da era do cinema mudo que evoca a fotografia a preto e branco". 

A Liga Católica para os Direitos Civis e Religiosos criticou o vídeo para o seu uso de imagens religiosas, acusando Gaga de "fazer uma cópia da Madonna Em entrevista à MTV, Klein explicou que "o simbolismo religioso não era para designar algo negativo, mas para representar a batalha de Gaga entre as forças claras e escuras. Assim, no final do filme, ela é retratada de novo no seu hábito de freira". Klein acrescentou que "o significado do desaparecimento da boca e dos olhos dela é porque ela está retirando seus sentidos do mundo do mal e vai em direção a oração e a contemplação". Ele disse ainda que "a cena onde Gaga engole o rosário foi o seu ato de teofagia, o desejo de consumir o corpo de Deus, o rosário é o simbólico Santo.

CURIOSIDADES

  • O militar que aparece na primeira cena do vídeo, onde todos os militares estão de meia-arrastão e aparentem estar dormindo, e ele é o único acordado, é na verdade Arkady um milionário russo que na época tinha 30 anos e que deu cerca de 1 milhão de reais para que participasse de algum vídeo de Lady Gaga e assim foi convidado para Alejandro.
  • Katy Perry usou seu Twitter em 2010 para dizer o quão achava que usar de artifícios religiosos em vídeos era tosco e ainda disse que usar blasfêmia como entretenimento é um ato de tão mau gosto como quando um comediante conta uma piada de peido". Gaga não teria sido mencionada mais a mídia logo tratou de colocar uma contra a outra e ela respondeu no Twitter: "O que me diverte é que todo mundo pensou que eu quis dizer isso. Ultimamente tenho visto muitas coisas que pela minha educação, eu nunca teria visto. Por exemplo, quando Madonna subiu uma cruz ou quando meu namorado diz que as coisas às vezes são fortes demais para mim. É difícil explicar sem parecer uma menina hipócrita. Eu tive que ouvir comentários como 'como você pode dizer estas coisas, você canta "I Kissed a Girl". Você pode concordar ou não, mas a espiritualidade e a sexualidade são duas coisas diferentes e quando juntas em um vídeo pode ser interessante para algumas pessoas. Eu já disse muitas vezes no Twitter, 'Eu sou um grande fã de Lady Gaga, Madonna e Russell Brand', mas isso não me impede de, por vezes, ter opiniões diferentes."
  • No clipe, Lady Gaga cita o nome de três homens mais importantes da sua vida naquele momento, Alejandro em referência a Alexander MCQueen, estilista e amigo de Gaga que se suicidou em fevereiro de 2010, Fernando em referência a Fernando Garibey, um dos produtores  de "The Fame Monster" e futuramente de "Born This Way", "ARTPOP",  e estará em seu próximo álbum e Roberto em referência a Rob Fusari, seu ex namorado e produtor, que escreveu com ela hits como "Paparazzi", "Boys Boys Boys", entre outras músicas.


       








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